Notícias GTPS
01.11.2021

Os desafios da pecuária sustentável é tema de palestra do GTPS para produtores do Rio Grande do Sul

A gerente executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS), Luiza Bruscato, foi até o Rio Grande do Sul para conversar de perto com pecuaristas da região sobre os desafios da pecuária sustentável. A palestra foi parte do Encontro com Produtores, promovido pela Alianza Del Pastizal, organização que buscar conservar os campos nativos e a biodiversidade do bioma Pampa.

O evento realizado no dia 29 de outubro reuniu presencialmente cerca de 130 produtores rurais na cidade de Lavras do Sul, além dos participantes que acompanharam a transmissão online. Luiza apresentou o GTPS e o todo o trabalho realizado pelo grupo, mas o foco principal foi mostrar a importância de buscar caminhos cada vez mais sustentáveis para a produção da carne.

“Falamos de ações que não só são positivas para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, falamos de ações que também trazem benefícios ao próprio produtor, pois aumentam a produtividade e agregam valor ao produto. Sustentabilidade sem economia, sem rentabilidade, não existe! Se não for viável para o bolso, não é sustentável”, explicou a gerente executiva do grupo.

E não foi só teoria. Ela apresentou as ferramentas do GTPS que podem auxiliar esses produtores no caminho da jornada da sustentabilidade, como o Guia de Indicadores (GIPS) e o Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável (MIPS). E ainda mostrou iniciativas dos associados que comprovam que o tema já saiu das ideias e está cada vez sendo aplicado na prática de importantes atores da cadeia pecuária.

Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas e debateram o tema com a mediação do médico veterinário Roberto Grecellé. Ele é mestre em produção animal e cadeia produtiva da carne bovina.

“O GTPS é a maior declaração de seriedade que o Brasil já deu em termos de pecuária sustentável. É uma organização absolutamente inovadora com um desafio gigante, que uniu instituições de todo o país e que puxaram para si a responsabilidade de falar verdades com informação técnica e organização. E vocês foram brindados com essa apresentação aqui hoje!”, concluiu Grecellé.

A palestra está disponível no site do evento, basta se cadastrar clicando aqui.

Comunicação GTPS

Flávia Feris

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217