Notícias GTPS
19.11.2021

Mais de 1 mil novos GIPS serão preenchidos por aplicadores credenciados

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) realizou entre 9 e 12 de novembro o primeiro Treinamento aberto e gratuito para Aplicadores do GIPS, o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável. O objetivo foi capacitar técnicos de campo que estão em contato direto com o pecuarista para orientar o preenchimento e a utilização mais assertiva da ferramenta. Nesta edição, foram 45 participantes treinados.

Os associados do GTPS tiveram a oportunidade de selecionar técnicos das próprias instituições ou de parceiros para participarem do treinamento de maneira totalmente gratuita. Como contrapartida, as 12 instituições participantes se comprometeram a entregar o preenchimento de pelo menos 25 GIPS por aplicador capacitado. Por isso, estima-se que mais de 1 mil GIPS sejam preenchidos até o final do próximo ano.

De acordo com a gerente executiva do Grupo, Luiza Bruscato, atualmente há na base cerca de 1 mil GIPS preenchidos e, agora, com o treinamento, a expectativa é pelo menos dobrar esse número. “Os participantes dessa edição terão um ano para orientar pecuaristas em campo a preencher o GIPS direto na plataforma e durante esse período teremos mais treinamentos que vão ajudar a ampliar a base de técnicos e, consequentemente, o banco de dados”, revelou.

Ela também destacou as vantagens para as instituições participantes. “É um benefício inédito aos nossos associados que, sem nenhum custo, oportunizaram aos colaboradores um treinamento que aprofunda no tema da sustentabilidade na pecuária, seguindo os cinco princípios do GIPS: gestão, comunidades, trabalhadores, meio ambiente e cadeia de valor”, explicou.

Além disso, ao final do período, as instituições terão direito a um relatório compilado do desempenho dos usuários cadastrados pelos seus técnicos. No entanto, é importante ressaltar que a ferramenta respeita as leis e a confidencialidade dos dados, por isso nos relatórios não são compartilhados dados pessoais ou sensíveis, somente informações compiladas.

PARTICIPAÇÕES

O líder de projetos do programa Fazenda Nota 10, do Instituto de Métricas Agropecuárias – Inttegra com o apoio da Friboi/JBS, Rodrigo Gennari, e outros quatro consultores do programa participaram do treinamento. “Um dos pilares do nosso programa é a sustentabilidade e isso vai totalmente ao encontro do tema do treinamento. Entendemos que é importante saber o que o mundo está pedindo e ver como a pecuária pode se enquadrar nesse novo cenário. No entanto, o curso foi produtivo não só na parte de conteúdo, mas também na parte de networking”, comentou.

A médica veterinária e gerente de vendas da Servsal Nutrição Animal, instituição associada da Asbram (Associação Brasileiras das Indústrias de Suplementos Minerais), também participou do treinamento. “Não há mais espaços para fazermos uma produção que vai comprometer reservas, comunidades e meio ambiente. Produzir de maneira sustentável é uma obrigação de todos neste momento e o curso é uma oportunidade maior de ter um contato mais aprofundado com os critérios de avaliação de uma produção sustentável e alinhar isso juntos aos nossos clientes e amigos-produtores, além da nossa própria produção”, disse.

“Já conhecemos o GTPS há muito tempo e quando veio o convite imediatamente selecionamos alguns técnicos para participar. O curso superou nossas expectativas, saímos com informações suficientes para fazer a aplicação do GIPS no mercado”, comentou o Assistente Técnico Comercial da DSM, Lessandro de Andrade Dossi.

PRÓXIMO TREINAMENTO

O Grupo planeja a realização do próximo treinamento para o início de 2022, também em carácter exclusivo para associados. Para instituições não associadas, e posteriormente também as associadas, o treinamento terá um custo de R$ 1.600,00 por aplicador.

O curso ocorre de maneira 100% remota, tem carga horária de 16 horas e, ao final, o participante recebe uma certificação válida por dois anos. “Durante todo o período de certificação, o aplicador credenciado terá apoio técnico da equipe do GTPS para realizar o preenchimento orientado da melhor maneira possível”, finalizou Luiza.

Para saber mais sobre o treinamento, envie um e-mail para gips@gtps.org.br.

Comunicação GTPS

Flávia Feris

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217