Clipping
02.08.2021

JBS Couros recebe o selo Diamante na Certificação de Sustentabilidade do couro brasileiro

O primeiro curtume de produção de couros wet blue a receber o selo Diamante na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) é a JBS Couros – unidade Marabá (PA). A planta atingiu 100% dos critérios e indicadores da Norma ABNT NBR 16296, auditada por meio de organismo acreditado pelo INMETRO. A unidade tinha o selo Ouro desde 2019 e, com a visão de aprimoramento contínuo, recebe agora o nível máximo em sustentabilidade no setor.

Uma cerimônia online marcou a entrega oficial do certificado à JBS Couros. A atividade contou com representantes da empresa em Marabá e em São Paulo, juntamente com a equipe do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), que apoia a iniciativa por meio do projeto setorial Brazilian Leather, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A seguir, algumas impressões do grupo que participou da cerimônia sobre esta conquista:

“Há uma evolução constante na indústria de couros do Brasil em seus processos, com um olhar profundo sobre a sustentabilidade. Estamos felizes em ver a adesão e o comprometimento de grandes empresas, como a JBS couros, neste propósito, tendo o CSCB como uma ferramenta diária de aprimoramento de processos e eficiência no setor de couros”, José Fernando Bello, presidente executivo do CICB.

“É uma conquista que premia o esforço coletivo, pois é fruto do trabalho coletivo e reafirma o compromisso da empresa nas questões relativas ao meio ambiente, ao cuidado com as pessoas, tendo em vista que é uma certificação que avalia o aspecto social e ambiental”, Adilson pereira, gerente de Meio Ambiente da JBS Couros.

“O nível Diamante nos mostra que estamos no caminho certo para cumprir nosso compromisso e responsabilidade com o meio ambiente através de ações sustentáveis em nossas atividades produtivas. Agradeço a cada um dos nossos colaboradores, assim como ao apoio incansável da nossa Diretoria e time corporativo, fundamentais para chegar neste resultado”, Fábio Leser, gerência industrial JBS Couros Marabá.

O que é o CSCB

A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo. O CSCB promove e reconhece as melhores práticas dos curtumes no que tange resultados econômicos, redução de impacto ambiental e relações com colaboradores e comunidades. São mais de cem indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas no CSCB, tais como:

– redução de consumo de água
– redução de consumo de energia
– controle de qualidade de produtos
– origem da matéria-prima
– substâncias restritas
– saúde e segurança do trabalhador

Como obter a certificação

Após a adesão ao CSCB, cada empresa passa por uma etapa de consultoria e treinamento, em que são trabalhados os indicadores. A consultoria instrui e verifica o atendimento, registro e continuidade de cada indicador e, com esta etapa concluída, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo INMETRO para a certificação. Há quatro níveis do selo:

– Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação)
– Prata (75%)
– Ouro (90%)
– Diamante (100%).

 

Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Comunicação GTPS

Paulo Zappa

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217