Clipping
23.03.2021

JBS Assume Compromisso Global para Alcançar Emissões Líquidas de Gases de Efeito Estufa até 2040

Compromisso é o primeiro para o setor global de carnes e aves

A JBS, uma das principais empresas de alimentos do mundo, anunciou hoje o compromisso de atingir as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2040. O compromisso abrange as operações globais da empresa, incluindo a Pilgrim’s Pride Corporation (Nasdaq: PPC), bem como sua cadeia de valor diversificada de produtores agrícolas parceiros, fornecedores e clientes em seus esforços para reduzir as emissões em toda a cadeia de valor.

A JBS é a primeira grande empresa do setor a estabelecer uma meta líquida de zero. A ambição reflete o objetivo da empresa de atender às necessidades nutricionais e de saúde da crescente população global de maneira sustentável, preservando os recursos do planeta para as gerações futuras. Como parte de seu compromisso, a empresa aderiu à iniciativa Ambição Empresarial para 1,5 ° C do Pacto Global das Nações Unidas, que se alinha ao objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global.

“As mudanças climáticas são o grande desafio do nosso tempo e devemos agir com urgência para combater os efeitos negativos do aquecimento global”, disse Gilberto Tomazoni, diretor-presidente global da JBS. “Como uma das empresas globais de alimentos mais diversificadas, temos a oportunidade de alavancar nossa escala e influência para ajudar a liderar uma transformação sustentável dos mercados agrícolas que capacita produtores, fornecedores, clientes e consumidores. A agricultura pode e deve ser parte da solução climática global. Acreditamos que por meio de inovação, investimento e colaboração, a rede zero está ao nosso alcance ”.

A empresa desenvolverá metas de redução de emissões de GEE em suas operações globais e cadeias de valor na América do Sul, América do Norte, Europa, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A JBS fornecerá um roteiro com prazo determinado que fornecerá metas provisórias consistentes com os critérios estabelecidos pela iniciativa de Metas Baseadas em Ciência para uma trajetória de 1,5 ° C. A empresa também fornecerá atualizações anuais sobre o progresso para garantir a transparência e divulgar seus riscos financeiros associados às mudanças climáticas, em linha com a iniciativa da Força-Tarefa sobre Divulgação Financeira Relacionada ao Clima (TCFD).

Para cumprir sua meta líquida de zero, a empresa adotará várias estratégias para alcançar reduções nas emissões, incluindo:

  • Redução de emissões diretas em suas instalações: a JBS reduzirá sua intensidade de emissão de escopo global 1 e 2 em pelo menos 30% até 2030 em relação ao ano-base de 2019.
  • Investindo no futuro: a JBS investirá mais de US $ 1 bilhão em despesas de capital incrementais na próxima década em projetos de redução de emissões. A empresa envolverá seus membros de equipe e concederá financiamento para projetos em suas instalações por meio de um painel composto por executivos, especialistas e acadêmicos da empresa.
  • Eliminação do desmatamento: a JBS eliminará o desmatamento ilegal da Amazônia de sua cadeia de suprimentos – incluindo os fornecedores de seus fornecedores – até 2025, e em outros biomas brasileiros até 2030. A empresa alcançará o desmatamento zero em sua cadeia de suprimentos global até 2035.
  • Usando 100% de eletricidade renovável em suas instalações: a JBS se unirá ao RE100 e se converterá em 100% de eletricidade renovável em suas instalações globais até 2040.
  • Fomentando a inovação: a JBS investirá US $ 100 milhões até 2030 em projetos de pesquisa e desenvolvimento para ajudar os esforços dos produtores a fortalecer e dimensionar práticas agrícolas regenerativas, incluindo sequestro de carbono e tecnologias de mitigação de emissões nas fazendas. Esse investimento contribuirá para reduzir as emissões do escopo 3 em toda a cadeia de valor, em nossos esforços para atingir o zero líquido.
  • Garantindo a responsabilidade: Em toda a empresa, o desempenho em relação às metas ambientais, incluindo as metas de redução de emissões de GEE, fará parte das considerações de remuneração dos executivos sênior.

O anúncio da empresa é uma continuação de seu compromisso de longa data com a sustentabilidade e os esforços contínuos para reduzir as emissões. No Brasil, a JBS atualmente monitora 100% de seus fornecedores diretos de gado quanto ao desmatamento ilegal da Amazônia e está aproveitando a tecnologia de blockchain para monitorar os fornecedores de seus fornecedores. Na América do Norte, as operações da JBS reduziram a intensidade das emissões de GEE em quase 20% desde 2015. No Reino Unido e na Irlanda do Norte, a Moy Park reduziu a intensidade das emissões de CO2 em mais de 77% desde 2010, e a Pilgrim’s UK já havia se comprometido com as emissões líquidas zero em 2040

SOBRE JBS

A JBS é a segunda maior empresa de alimentos do mundo e a maior produtora de proteína animal. Com uma plataforma global diversificada por geografia e produtos, a empresa possui mais de 245.000 membros de equipe na América do Sul, América do Norte, Reino Unido, Europa, Austrália e Nova Zelândia. A JBS oferece um extenso portfólio de marcas reconhecidas por excelência e inovação, incluindo Swift, Pilgrim’s Pride, Seara, Moy Park, Friboi, Primo e Just Bare, que são apreciadas por consumidores em mais de 190 países todos os dias.

Comunicação GTPS

Paulo Zappa

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217