Notícias GTPS
20.08.2021

Iniciativas de sustentabilidade da pecuária brasileira são apresentadas à Colômbia

Webinar promovido pela embaixada do Brasil em Bogotá contou com a participação de executiva do GTPS

“Promover políticas, boas práticas e tendências de sustentabilidade desenvolvidas no setor pecuário brasileiro, bem como criar espaço para intercâmbio de experiências com o lado colombiano”, este foi o objetivo principal do Webinar “Sustentabilidade Ambiental na Pecuária Brasileira: experiências e tendências”, realizado no dia 12 de agosto, pela Embaixada do Brasil na Colômbia.

Segundo Marcus Segurado Coelho, conselheiro agrícola da Embaixada e moderador do evento, o encontro possibilitou a divulgação de iniciativas públicas e privadas adotadas no Brasil para consolidar a sustentabilidade nos processos produtivos agropecuários. A temática do evento veio ao encontro do trabalho desenvolvido pelo GTPS, a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, que reúne diversos associados da cadeia produtiva do país com o interesse comum na sustentabilidade.

A gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato, apresentou algumas iniciativas desenvolvidas para a pecuária brasileira sustentável e ressaltou a missão da entidade: promover o desenvolvimento da pecuária por meio da articulação da cadeia, da melhoria contínua e da disseminação da informação, buscando o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental.

Ela também destacou que o Grupo inspirou a criação de outras mesas de discussão sobre o tema pelo mundo, inclusive a Mesa Redonda Global da Carne Bovina Sustentável (Global Roundtable for Sustainable Beef – GRSB). “O assunto é pertinente, está sendo tratado com rigidez técnica e bastante vontade por parte das empresas de melhorarem seus indicadores de sustentabilidade no setor da pecuária”, destacou Bruscato.

Além do GTPS, o evento teve o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Athena Foods/Minerva Foods.

ASSOCIADO

O diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods e de sua subsidiária Athena Foods, Taciano Custódio, falou sobre a sustentabilidade no mercado internacional de carne bovina. A empresa é uma das 54 associadas ao GTPS e, atualmente, ocupa a primeira posição no mercado de exportação de carne bovina na América do Sul.

Na ocasião, Custódio comentou sobre o papel da Athena Foods para abrir as portas da Colômbia para o mercado internacional, permitindo que o país possa estar entre os 10 maiores exportadores de carne bovina do mundo. Além da Colômbia e do Brasil, o grupo também conta com operações no Paraguai, Argentina e Uruguai.

“Sabemos do nosso papel para a cadeia de produção do agronegócio na Colômbia e, sem dúvida, reforçamos aqui o compromisso para um ambiente de negócios cada vez mais apoiado na sustentabilidade, não somente ambiental e social, mas principalmente econômica, pois entendemos que a rentabilidade do produtor é a chave para os investimentos em tecnologia que irão melhorar as práticas sustentáveis de produção”, afirmou o diretor.

De acordo com ele, para que o produto colombiano ganhe cada vez mais acesso aos mercados internacionais, especialmente à China, é necessário considerar as mudanças dos hábitos de consumo da população nos últimos tempos. Custódio exemplificou apresentando tendências como a sustentabilidade e os produtos orgânicos, o sistema de pecuária extensiva, as iniciativas de carbono neutro, a preocupação com o bem-estar animal entre outras.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

O webinar também contou com a participação da coordenadora-geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista do MAPA, Fabiana Villa Alves, que apresentou a nova etapa do Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O pesquisador Roberto Giolo de Almeida falou sobre a Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono e Carbono Neutro, desenvolvida pela Embrapa.

O coordenador de Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Nelson Enrique Lozano Castro, e o representante da Mesa de Pecuária Sustentável da Colômbia, Germán Serrano, encerraram o evento agradecendo a possibilidade de conhecimento e a troca de experiências proporcionada.

 

Comunicação GTPS

Flávia Feris

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217