Notícias GTPS
30.04.2021

GTPS marca presença em live comemorativa de 44 anos da Embrapa Gado de Corte

No último dia 28 de abril, a Embrapa Gado de Corte completou 44 anos de história, e para celebrar o distinto momento promoveu uma live com especialistas do setor agropecuário e parceiros da empresa, como o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), que foi representado por sua gerente executiva, Luiza Bruscato.

Além de Luiza, o evento virtual conduzido pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti), contou com a participação do diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville; o presidente da Unipasto, Pierre Patriat; o presidente da Associação Novilho Precoce, Nedson Rodrigues Pereira; o CEO da Biotic, Antonio Maciel Neto; o fundador da BovExo e CEO da Coimma, Paulo Dancieri; e o diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa para América Latina da Marfrig, Paulo Pianez.

Todas as apresentações e discursos estiveram alinhados à missão da Embrapa Gado de Corte: viabilizar soluções tecnológicas sustentáveis para a cadeia produtiva da pecuária de corte em benefício da sociedade brasileira.

Guy de Capdeville ressaltou a importância da atividade para o PIB do País e o quão sustentável ela é, inclusive quando comparada a outros sistemas produtivos. Ele mencionou informações da própria Embrapa, levantadas nos últimos 15 anos, que ratificam a afirmação. Por exemplo, a variação do número de cabeças de gado em comparação à produção para exportações.

“Em 2004 tínhamos 204 milhões de cabeças de gado e em 2019 cerca de 214 milhões, neste mesmo período, saltamos de um milhão de toneladas de carne exportada para quase dois milhões. Ou seja, dobramos a produtividade sem acrescentar um metro em ocupação de terra”, afirmou Capdeville.

Em sua apresentação, Luiza Bruscato citou alguns aspectos da sustentabilidade na pecuária brasileira e a longa relação que o GTPS tem com a Embrapa.

A executiva lembrou que em 2012, as duas entidades firmaram um Protocolo de Intenções, juntamente com o MAPA e o MMA, para difundir as melhores práticas de Recuperação de Áreas Degradadas entre outros objetivos, contribuindo com o Programa ABC.

“Tivemos muito sucesso em diversos trabalhos em conjunto, que culminaram em outros projetos que o GTPS desenvolveu ao longo dos últimos anos”, disse Luiza, que também destacou a participação ativa de profissionais da Embrapa Gado de Corte e de outras unidades da empresa representando o GTPS em fóruns internacionais, eventos, nos Grupos de Trabalho e na construção de ferramentas importantes, como o Manual de Boas Práticas em Pecuária Sustentável e o Guia de Indicadores de Pecuária Sustentável (GIPS).

A recente e inédita parceria do GTPS com o Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte (CiCarne), que tem como proposta desmistificar a produção da pecuária brasileira e o consumo da carne bovina, por meio da divulgação de conteúdo e informações com base científica foi outro assunto da apresentação de Luiza.

Confira na íntegra a webinar comemorativa:

Comunicação GTPS

Paulo Zappa

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217