Notícias GTPS
19.08.22

GTPS inicia discussão multissetorial sobre mudança de uso do solo

Grupo de Trabalho de Terra é coordenado pelo líder da NWF no Brasil, Francisco Beduschi

Com o propósito de promover direcionamentos para uma cadeia da pecuária com balanço líquido positivo no uso do solo, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS) iniciou em agosto o Grupo de Trabalho (GT) de Terra. As atividades são coordenadas pelo líder da organização não governamental National Wildlife Federation (NWF) no Brasil, Francisco Beduschi.

Como responsabilidades definidas para o GT estão a harmonização de conceitos sobre mudança de uso do solo, a discussão sobre monitoramento da mudança de uso do solo na pecuária e a construção de um entendimento sobre o uso das informações de monitoramento pela cadeia da pecuária brasileira.

Para a execução das atividades, estão programadas dez reuniões entre agosto de 2022 e março de 2023. Ao final, os resultados são entregues por meio de um relatório e um webinar, ambos públicos e disponíveis no site do GTPS.

“O propósito do grupo é entender como estão os números em relação a mudança do uso do solo Brasil e como podemos contribuir com um uso sustentável do solo na pecuária, sempre mantendo um crescimento de produtividade”, ressalta o coordenador do GT.

 

Debate multistakeholder

Com participação exclusiva para associados do GTPS, os debates envolvem os seis elos da cadeia de produção bovina: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e a sociedade civil.

“Organizamos grupos de trabalho para discutir assuntos pertinentes da pecuária bovina brasileira. Os temas são debatidos em profundidade com os diferentes elos da cadeia de produção, além de pesquisadores e especialistas convidados”, detalha a gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato.

Além do GT de Terra, estão em atividade atualmente os GTs de Rastreabilidade, que dá continuidade aos trabalhos relacionados ao tema já iniciados em 2021; e de Clima, que aborda assuntos relacionados às emissões de gases do efeito estufa na pecuária.

Comunicação GTPS

comunicacao@gtps.org.br
+55 (11) 98945-5217