Notícias GTPS
07.09.2021

GTPS compartilha avanços e estratégias com Mesa Colombiana da Pecuária Sustentável

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS) participou na última terça-feira (7) da assembleia da Mesa de Ganadería Sostenible Colombia. Representando o Grupo, a gerente executiva Luiza Bruscato, apresentou a mais de 60 convidados, entre membros associados da mesa colombiana e oficiais do governo colombiano, os avanços do GTPS desde sua fundação até o momento atual.

Entre as abordagens, a gerente executiva falou sobre os desafios e lições aprendidas pela Mesa Brasileira, que foi pioneira nas discussões sobre pecuária sustentável no mundo. Entre os assuntos debatidos, contou da experiência dos grupos de trabalho temáticos e a forma como as decisões são tomadas. “Temos como base do nosso trabalho, a colaboração multistakeholder dos seis elos da cadeia, integrados e em constante discussão sobre os temas emergentes que envolvem a transição para uma cadeia cada vez mais sustentável”, afirmou.

A reunião foi coordenada pelo secretário técnico, Germán Serrano. “Estamos muito agradecidos e muito satisfeitos pelo que conseguimos com este diálogo. Manteremos contato e continuaremos esses debates interessantes, pois creio que, com o trabalho conjunto, conhecendo as experiências do Brasil e fazendo essa troca entre as mesas, podemos agregar muito mais”, disse.

A apresentação também foi acompanhada pelo vice-ministro de Assuntos Agropecuários da Colômbia, Juan Gonzalo Botero. “As mesas de discussão sobre o tema são necessárias para o que eu chamaria de ‘transição ecológica’. Em nosso governo, acreditamos que é fundamental a criação de um observatório da pecuária sustentável, é um instrumento estratégico para a informações sobre o assunto e é um dos nossos grandes objetivos para a área na Colômbia”, contou.

Após a apresentação, a gerente executiva respondeu dúvidas dos participantes sobre temas como estratégias para a redução das emissões, código florestal brasileiro, parcerias com o setor público, captação de recursos, entre outras questões referentes ao trabalho do Grupo e o cenário brasileiro da pecuária.

A fala de Luiza também gerou comentários positivos dos espectadores sobre o trabalho desenvolvido pelo GTPS: “Excelente a experiência do Brasil. É uma boa referência para a nossa mesa”, escreveu Michael Rua. Diego Arciniegas também comentou: “Ótimas experiências compartilhadas, temos muito para aprender”.

A diretora regional para a América Latina da Mesa-Redonda Global da Carne Bovina Sustentável (Global Roundtable for Sustainable Beef – GRSB), Josefina Eisele, também participou da assembleia do grupo colombiano. Depois da apresentação do GTPS, ela falou sobre os projetos do GRSB e as metas globais para a pecuária sustentável.

Comunicação GTPS

Paulo Zappa

comunicacao@gtps.org.br

+55 (11) 98945-5217