Newsletter edição #20

Novidades GTPS

Em 2022, o GTPS celebrou seus 15 anos de existência! Parceiros do Canal Rural, estivemos no 2º Fórum Planeta Campo com nossos associados para celebrar esse marco. Após discussões sobre segurança alimentar, economia verde, balanço de emissões, rastreabilidade e inovação, comemoramos a data em um coquetel que também contemplou a entrega da 1ª edição do Prêmio Planeta Campo que destaca práticas sustentáveis da agricultura e pecuária.

 

VEJA COMO FOI

 

Também aproveitamos a data para lançar o vídeo institucional do GTPS. O material apresenta parte do trabalho do Grupo reunindo depoimentos de associados de todos os elos da cadeia de valor da carne e do leite e que também fazem parte da história da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável.

 

 

Em parceria com a empresa associada SIA, promovemos o Fórum da Pecuária Sustentável. O evento inaugurou o Universo Pecuária e a ExpoLavras do Sul com abordagens sobre as tendências globais de sustentabilidade na produção de carne bovina, emissões e balanço de carbono no sistema agropecuário, uso da terra e conservação da biodiversidade, entre outros assuntos.

 

SAIBA MAIS

 

Grupos de Trabalho

Concluímos as atividades do Grupo de Trabalho de Rastreabilidade 2022! Os encontros abordaram especialmente a democratização da rastreabilidade individual de bovinos. Foram 12 reuniões com a participação de associados que representam os seis elos da cadeia de produção pecuária, além de outros especialistas e autoridades da área.

Já está marcado para março de 2023 o webinar e a divulgação do relatório que apresentarão todos os resultados alcançados com as relevantes discussões do grupo. Também em 2023 um novo ciclo do GT de Rastreabilidade se inicia para dar continuidade às recomendações e estratégias traçadas este ano.

 

CONFIRA OS MATERIAIS JÁ DIVULGADOS

Internacional

A diretora executiva do GTPS, Luiza Bruscato, foi eleita member-at-large da Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB). A votação ocorreu no dia 14 de dezembro e a representante brasileira foi escolhida pela maioria dos componentes do comitê administrativo da instituição.

 

 SAIBA MAIS

 

O GTPS lançou um vídeo internacional que reforça o compromisso da instituição com a produção sustentável de alimentos hoje e no futuro, a partir da união de todos os elos dessa cadeia e do debate em busca de soluções que podem — e devem — começar a acontecer hoje mesmo.

 

 

Participamos em novembro da Global Conference on Sustainable Beef, organizada pelo GRSB. Na ocasião, Luiza Bruscato apresentou os resultados do GTPS ao lado das mesas da União Europeia e dos Estados Unidos e integrou debates sobre os avanços da Mesa Global e os desafios das mesas nacionais.

 

VEJA COMO FOI

 

A cidade de Bruxelas, na Bélgica, foi o destino escolhido para sediar a última edição do Brazil Agri-Food Facts. realizado pela Apex em parceria com a Missão do Brasil junto à União Europeia em 16 de novembro. O GTPS foi convidado a participar do debate sobre alimentação e agricultura sustentáveis e reforçar que o Brasil é a maior potência agroambiental do planeta.

 

VEJA MAIS

 

Ainda com foco em agendas internacionais, o GTPS também esteve presente no webinar Agritalks Ireland sobre a experiência brasileira na redução da pegada de carbono na pecuária. O evento online foi promovido pela Apex-Brasil e a Embaixada do Brasil em Dublin no dia 30 de novembro.

 

SAIBA MAIS

 

GTPS na mídia

O GTPS concedeu uma entrevista ao Estadão sobre o desafio de produzir mais alimentos sem aumentar o desmatamento. Na matéria publicada em 20 de novembro, a diretora Luiza Bruscato comentou ver com otimismo o potencial do Brasil para recuperar pastos degradados, mas alertou para a necessidade de incentivos.

 

ACESSE

 

Conversamos com o portal internacional Mongabay sobre a expansão do cultivo de soja em áreas de pastagens brasileiras e como isso ajuda conter o desmatamento e as emissões de carbono na Amazônia.

 

LEIA

 

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Clima do GTPS, Gracie Selva, falou com a equipe do portal NetZero sobre formas para que o setor pecuário se organize para diminuir emissões, relembrando o trabalho realizado em 2022 com toda a cadeia produtiva no GT de Clima.

 

VEJA MAIS

 

No dia 19 de novembro, foi ao ar a entrevista do GTPS para o podcast Momento Agrícola. Durante o bate-papo, falamos sobre como o GTPS atua para promover a sustentabilidade e a imagem da pecuária de corte no Brasil e no mundo.

 

OUÇA

 

O Fórum da Pecuária Sustentável, promovido pelo GTPS, foi notícia no Zero Hora. As falas de Luiza Bruscato sobre o protagonismo do Brasil quando o assunto é a sustentabilidade foram destacadas, reforçando o compromisso do GTPS em evidenciar a grandeza da pecuária sustentável brasileira.

 

SAIBA MAIS

 

Exclusivo associado

A equipe executiva do GTPS reuniu e organizou as demandas oriundas do rico debate realizado entre os associados no evento de Planejamento Estratégico do GTPS em setembro de 2022.

Esse compilado de ideias e solicitações vai balizar as ações programadas pelo Grupo para os próximos anos. A apresentação desse resultado foi feita para os associados na última Assembleia Geral Extraordinária no dia 13 de dezembro, juntamente com o planejamento de 2023.

 

ACESSE O DOCUMENTO NA INTRANET 

 

 

Vem por aí

Organizamos um importante material que traz uma previsão das ações planejadas pelo GTPS para o próximo ano com as cotas de patrocínio para instituições que queiram conectar-se com nosso público e aplicar recursos em prol da pecuária sustentável brasileira.

 

ACESSE E SAIBA COMO CONTRIBUIR PARA ESSAS REALIZAÇÕES

O GTPS estará em recesso entre os dias
24 de dezembro e 3 de janeiro.

Boas festas e até 2023!

Receba nossa newsletter