Newsletter edição #19

Novidades GTPS

Treinamento em Pecuária Sustentável

No mês de outubro concluímos a 6ª turma do Treinamento em Pecuária Sustentável, realizada nos dias 24 e 31 em formato 100% remoto. O treinamento abordou os principais assuntos da agenda ESG com foco na pecuária e credenciou 30 novos aplicadores no Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), totalizando 139 aplicadores em 16 estados brasileiros e levando mais conhecimento ao produtor rural.

Grupos de Trabalho

Webinar de Clima
O GTPS reuniu os representantes do setor em um webinar para falar sobre os caminhos para uma cadeia produtiva da pecuária de baixa emissão de carbono. O conteúdo teve base nos resultados das atividades desempenhadas pelo GT de Clima durante os encontros de 2022 e ficou gravado. Também já está disponível um relatório completo, confira.

ACESSE O RELATÓRIO

 

Oportunidades do crédito de carbono na pecuária

Qual o potencial do Brasil no mercado de carbono e voluntário e quais oportunidades encontramos para a agropecuária? Esse é o tema do artigo escrito por Beatriz Pressi, membro da equipe técnica do GTPS, e publicado em nosso site em outubro.

LEIA O ARTIGO COMPLETO

Presença GTPS

O presidente do GTPS, Sergio Schuler, esteve presente na 12ª edição do Simpósio Internacional do Leite Integral — que aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro em Curitiba (PR) e foi um dos palestrantes do primeiro, além de participante na mesa redonda.

…………………………………………………………………………………………………………….

A Revista Globo Rural, em parceria com a Imaflora, realizou o 1º Fórum Futuro do Agro, em São Paulo. Luiza Bruscato, diretora executiva do GTPS, fez parte dessa discussão no dia 20 de outubro, juntamente com grandes nomes como Eduardo Assad e Tasso Azevedo falando sobre emissões, rastreabilidade e o protagonismo do Brasil na América Latina na produção de carne sustentável.

ASSISTA

O GTPS, em parceria com a SIA, promoveu o Fórum da Pecuária Sustentável durante o Universo Pecuária e a ExpoLavras do Sul, que aconteceu no dia 1 de novembro. O evento recebeu uma média de 2 mil pessoas por dia e trouxe debates sobre negócios e finanças verdes, sustentabilidade, além de educação, cultura, ciência, tecnologia e políticas.

VEJA COMO FOI

O 1º Fórum de Sustentabilidade de Alimentos reuniu especialistas nos dias 20 e 21 de outubro para falar sobre o desafio de garantir a disponibilidade de alimentos para as gerações atuais e futuras. O GTPS participou do 1º painel do evento.

Internacional

Internacional
Luiza Bruscato, diretora executiva do GTPS, representou o Brasil no Planejamento Estratégico das Mesas Latinas. A reunião aconteceu entre os dias 13 e 14 de outubro, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, e contou com cerca de 30 participantes. Entre os presentes estavam os diretores e alguns presidentes das mesas latinas da Bolívia, Paraguai, México e Colômbia e da Mesa Global, o GRSB. Na oportunidade, o fortalecimento da comunicação sobre os sistemas produtivos tropicais de pecuária bovina foi o foco principal das discussões.

VEJA COMO FOI

GTPS na mídia

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Clima, Gracie Selva, participou do programa Bem da Terra no canal Terraviva, que foi ao ar no dia 4 de outubro, e falou sobre o uso da metodologia GWP* (Global Warming Potential Star) no monitoramento das emissões de metano.

ASSISTA

O programa Giro do Boi recebeu o GTPS, que forneceu detalhes sobre o Treinamento em Pecuária Sustentável durante a edição que foi ao ar no dia 17 de outubro.
ASSISTA

Sergio Schuler, presidente do GTPS, falou com o jornal Valor Econômico sobre o potencial do Brasil no mercado de créditos de carbono em uma matéria publicada no dia 28 de outubro: “É uma mina de ouro do Brasil”.
LEIA

Luiza Bruscato, diretora executiva do GTPS, foi entrevistada por Sérgio Waib durante o programa Giro Business Agro, que foi ao ar em 31 de outubro, para falar sobre o ESG, seu impacto no mercado de exportação e as novas regulamentações do setor.

 

Vem por aí

A convite da APEX, Luiza Bruscato participa presencialmente do Brazil Agri-Food Facts em novembro, tendo a oportunidade de representar o Brasil e o GTPS na ocasião. O evento será realizado em Bruxelas, Bélgica, para apresentar os diferenciais dos sistemas produtivos tropicais no que diz respeito a captura e emissões de GEE.

………………………………………………………………………………………………………………..

Em dezembro, o GTPS comemora seus 15 anos em uma celebração que acontecerá durante o Fórum Planeta Campo, um evento promovido pelo Globo Rural com transmissão ao vivo pela TV e internet.

Receba nossa newsletter