Programa Nascentes do Pantanal

Local
  • Mato Grosso do Sul
    Rochedo, Corguinho e Rio Negro
  • Sobre a iniciativa

    Valor investido
    R$145.000 (União Europeia)
    Tipo de pecuária
    Corte
    Adesão
    Inclusivo
    Sistema de avaliação
  • GIPS-GTPS
  • Protocolo Customizado
  • Transparência
  • Acesso restrito
  • Lançado em agosto de 2019, o programa “Nascentes do Pantanal – Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias” tem como objetivo fortalecer a cadeia de produção sustentável de carne bovina, por meio de capacitação em boas práticas, do estímulo à troca de experiências e colaboração, e do uso de incentivos fiscais do Estado de Mato Grosso do Sul.

    O público-alvo são pecuaristas de médio porte e responsáveis técnicos por fazendas de gado de corte nos municípios de Rochedo, Corguinho e Rio Negro, região onde encontram-se importantes rios que deságuam no Pantanal sul-mato-grossense, e onde a pecuária desempenha importante papel na atividade econômica local.

    O programa visa ser um disseminador de práticas contidas em protocolos já consolidados no mercado brasileiro, como o BPA Bovinos de Corte (Brazilian Gap), bem como de mecanismos de melhoria contínua na produção, como o Guia Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS e programas de incentivos fiscais.

    Os produtores engajados no programa passam por um diagnóstico do perfil em adoção de boas práticas que ajudará a definir a participação nas diferentes modalidades de capacitação, desde palestras técnicas, seminários, cursos de gestão e pastagem, excursões técnicas, visitas a fazendas modelos e até acompanhamento técnico por consultoria especializada.

    Até o presente momento, 39 produtores rurais e 20 responsáveis técnicos aderiram ao Programa, e um total de 135 pessoas participaram nas 16 atividades realizadas em 2019, pois a adesão ao Programa não é obrigatória para todas atividades. E 10 produtores inscritos estão recebendo acompanhamento técnico em suas propriedades através do Grupo de Troca de Experiências.

     

    Principais números

    Produtores participantes
    39
    Número de ações realizadas
    16

    Principais Parceiros

    Boviplan
    Executor
    WWF
    Executor
    União Europeia
    Financiador
    Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro)
    Parceiro
    Prefeitura Municipal de Corguinho
    Parceiro
    Prefeitura Municipal de Rio Negro
    Parceiro
    Prefeitura Municipal de Rochedo
    Parceiro
    GTPS
    Parceiro
    Bellman – Trouw nutrition
    Parceiro
    Servsal
    Parceiro
    Naturafrig
    Parceiro

    Veja também

    * Toda informação prestada no site é validada e atualizada periodicamente com o responsável pela iniciativa. O GTPS não se responsabiliza pela veracidade das informações.