GUIA DE INDICADORES
DA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL (GIPS)
É uma ferramenta de ação voluntária, auto avaliativa, que utiliza uma abordagem gradual para melhoria contínua do desempenho em sustentabilidade de todo o setor.
O Guia aponta quais indicadores devem ser melhorados e sugere como isso pode ser feito, com base na legislação brasileira, no manual de práticas e em princípios globais de sustentabilidade, sendo um instrumento de gestão e mensuração para a pecuária.
É destinado tanto aos que acabaram de iniciar sua jornada, quanto aos que têm resultados para demonstrar. É gratuito, confidencial e aplicável a todos os elos da cadeia.
- gratuita
- voluntária
- confidencial
- auto declaratória
Princípios
O GIPS é dividido em cinco princípios.
Esses princípios são declarações fundamentais dos resultados desejados para o desenvolvimento sustentável da cadeia.
indicadores
No GIPS as condições referentes à sustentabilidade da sua atividade são avaliadas através de INDICADORES, que podem ter até 5 níveis de desempenho e incluem desde os que acabam de iniciar a jornada da sustentabilidade até os que já buscam demonstrar resultados alcançados:
MAPA DE INICIATIVAS
DA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL (MIPS)
O MIPS Reúne as iniciativas de produtores, grupos de produtores e empresas, em andamento no país, em um único mapa
Sua base de dados serve como benchmarking para replicar iniciativas sustentáveis, prover transparência às partes interessadas e dar visibilidade às ações e a seus realizadores para os mercados interno e externo.
É de inscrição voluntária e conta com 50 registros, das cinco regiões brasileiras, nos seus primeiros quatro anos.
MANUAL DE PRÁTICAS
PARA A PECUÁRIA SUSTENTÁVEL (MPPS)
Tem por objetivo reunir e classificar, de forma prática e didática, os principais assuntos como: bem-estar animal e nutrição, gestão, manejo de pastagem, melhoramento genético e sanidade, de acordo com o nível de complexidade tecnológica, tempo e custo de implantação, impacto na produtividade e o tempo de retorno do investimento.