Com ações estruturadas somos a voz para o mundo de que no Brasil é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade
Com uma agenda positiva, buscando o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, através do equilíbrio entre os pilares econômicos, sociais e ambientais, é o que nos guia em nossas ações.
Temos ferramentas práticas, aplicáveis ao cenário brasileiro, baseadas em indicadores, cuja base está no princípio da transparência e do diálogo para promover o seu desenvolvimento.
Convergindo para um objetivo comum, reunimos em uma mesma mesa representantes de diversos setores da cadeia produtiva, tais como produtores, instituições financeiras, indústrias, sociedade civil, insumos e serviços, varejos e restaurantes e ensino e pesquisa.
Setores Representados
REFERÊNCIA INTERNACIONAL
Nosso modelo motivou iniciativas, em outros países. Fomos reconhecidos com certificado de excelência internacional para sustentabilidade e representamos o Brasil na ONU
A diversidade de pessoas e ideias, como um hub, é nosso principal ativo para motivar ações práticas para a intensificação sustentável:
- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
- Manutenção da floresta em pé
- Pagamento por serviços ambientais.
Também inspiramos iniciativas internacionais, como a Mesa-Redonda Global da Carne Bovina Sustentável (Global Roundtable for Sustainable Beef – GRSB), de que somos membros ativos, além da formação de grupos em outros países.
O conhecimento profundo da cadeia produtiva pecuária, somado à habilidade de integrar o setor com transparência e proporcionando ferramentas aplicáveis, nos torna únicos em busca da pecuária sustentável.
Nossa Missão
Promover o desenvolvimento da pecuária sustentável, por meio da articulação da cadeia, melhoria contínua e disseminação de informação
Como uma entidade sem fins lucrativos, o GTPS e todos os seus membros assumem o compromisso com o desenvolvimento sustentável da pecuária, por meio da articulação de cadeia, da disseminação da informação e apoio a melhoria continua, buscando o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental.
Se hoje temos um propósito bem definido e longevidade, devemos à nossa história e aos atores que participam dela, como também às nossas ações.
[ Nossa história ] [ Nossos Associados ] [ Nossas iniciativas ]
Valores GTPS
Melhora contínua
Transparência
Boas práticas agropecuárias
Adequação legal
Quem faz o GTPS
De forma sistêmica nos organizamos, para que possamos somar o maior número de colaborações, ouvindo as diversas vozes e posicionamentos.
CONSELHO DIRETOR
É formado por três representantes dos seis grupos de associados:produtores, instituições financeiras, indústrias, sociedade civil, insumos e serviços, varejos e restaurantes e instituições de ensino e pesquisa. Os mandatos estendem-se por três anos, com renovação anual de 1/3 dos conselheiros de cada categoria.
ASSEMBLÉIA
Pelo menos uma vez ao ano, reúnem-se todos os associados e observadores para uma discussão democrática em ambiente diverso para as definições do ano seguinte. Essa estrutura de governança permite voz a todos os que participam do GTPS.
Comissão Executiva e Coordenação
Frentes de atuação
Nossas atividades englobam três eixos de atuação:
Tem o propósito de expandir a adesão ao Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), para que seja reconhecido como uma ferramenta de fomento e apoio à produção sustentável.
Seu propósito é a análise contínua de resultados, revisão e simplificação do Guia, com uso de ferramentas de análise de dados (BI), de forma que evidências regionais, a partir dos dados, possam direcionar esforços estratégicos.
Inteligência técnica da organização, para que tenha posicionamento atualizado, coerente e baseado na ciência sobre os temas diretamente relacionados à sustentabilidade.
São discutidos assuntos atuais de maior interesse da cadeia como iniciativas sustentáveis, mudança do uso da terra, bem-estar animal, tecnologia e inovação na pecuária e balanço de carbono.
Estabelece as estratégias de divulgação e comunicação para que os posicionamentos, iniciativas e ferramentas em andamento no GTPS possam chegar ao maior número de pessoas dentro dos públicos-alvo.
Busca também relacionamento com o público jovem e a organização de eventos.