
Coluna mensal assinada pelos representantes e associados da Mesa Brasileira.
O agro se expande com a economia circular
Edição Maio23
A economia circular encontra na agropecuária ampla oportunidade de aplicação. Esse modelo sustentável, que consiste em manter o máximo possível de recursos em circulação, através da reutilização, reciclagem e regeneração, apresenta inúmeros benefícios para o setor agrícola.
Alianças para um comércio sustentável de carne: uma visão de futuro
Edição Abril23
A demanda por produtos de origem animal produzidos de forma sustentável está aumentando em todo o mundo e isso tem levado as empresas a buscar alianças com outras entidades a fim de garantir a sustentabilidade em toda a cadeia de produção.
Mercado da Sustentabilidade: Requisito ou Oportunidade?
Edição Março23
“A sustentabilidade tem nos mostrado que esse mercado é um conjunto que reúne os mais diversos setores e atores, afinal para combater o aquecimento global é necessário um movimento de força global”.
A inércia da regularização ambiental no Brasil
Edição Fevereiro23
Passados 20 anos do “novo” Código Florestal, infelizmente, ainda é necessário debater o “como” se regularizar ambientalmente. Isso porque o Brasil vive uma crise de inércia. De um lado, os proprietários de imóveis rurais que, em sua maioria, almejam se regularizar, mas enfrentam tantos protocolos e diversos setores de análise; do outro lado, o setor público, também querendo promover a regularização ambiental, mas com inúmeras normas, requisitos e, em caso de dúvida sobre a situação, sem respaldo seguro para decidir. Chega-se à inércia, onde as forças se anulam.
Números, análises e dados do setor de couros no Brasil
Edição Janeiro23
Confira a edição especial em inglês da coluna GTPS News na revista feed&food!
O conteúdo será apresentados durante o IPPE, em Atlanta, e outros eventos internacionais ao longo do ano como exemplo de sustentabilidade e produção sustentável realizadas no Brasil, fortalecendo a imagem positiva do setor mundo afora.

Pecuária Sustentável na Prática: quadro da Mesa Brasileira no programa Planeta Campo, sempre ao vivo às terças-feiras ao meio-dia.
Buscar notícia
No dia 17 de junho, Luiza Bruscato, diretora da MBPS, falou sobre agronegócio, pecuária sustentável e ESG para o Canal Design Regenerativo Brasil. Além de abordar sobre a evolução dos termos sustentabilidade e ESG ao longo dos últimos anos, Luiza apresentou os desafios da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, sua história e como a pecuária pode contribuir positivamente para as mudanças climáticas, bem como na mitigação das emissões. Assista!
Estivemos presentes no Marfrig Verde +, evento que contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro, além de produtores, indústria, instituições financeiras e sociedade civil, buscando soluções para uma pecuária livre de desmatamento e de baixa emissão.
Reflexo do engajamento do GTPS em debates sobre a rastreabilidade bovina, a Mesa Brasileira foi convidada a fazer parte das discussões sobre o tema em evento na Embaixada Britânica em Brasília. O encontro teve foco nas diligências da União Europeia e do Reino Unido e na busca por soluções que atendam às demandas desses mercados.
O coordenador do terceiro ciclo do GT de Rastreabilidade do GTPS, Aécio Flores, representou a Mesa Brasileira em evento no dia 16 de março promovido pela Direção-geral do Ambiente da Comissão Europeia. A reunião teve o objetivo de discutir a Lei Antidesmatamento com diferentes entidades do agro brasileiro.
O GTPS foi representado em Brasília, no dia 28 de fevereiro, por Luiza Bruscato e Silvio Balduino, gerente geral executivo da ABPO em reunião junto às Embaixadas dos Países Baixos e Reino Unido.
Luiza Bruscato, diretora executiva do GTPS, foi entrevistada por Sérgio Waib durante o programa Giro Business Agro, que foi ao ar em 31 de outubro, para falar sobre ESG, o impacto no mercado de exportação e novas regulamentações do setor.
A gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato, esteve presente no 1º Fórum de Sustentabilidade de Alimentos para para discutir o tema: “As oportunidades e os desafios da produção de proteína animal x A sustentabilidade”.
O presidente do GTPS, Sergio Schuler, esteve presente na 12ª edição do Simpósio Internacional Leite Integral — que aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro em Curitiba (PR) — e representou o GTPS como palestrante e participante na mesa redonda.
A gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato, participou do painel ‘Panorama sobre sustentabilidade, ESG e novas exigências do mercado’ no Encontro da Distribuição Veterinária/Congresso Andav em São Paulo. A mesa de discussão, moderada pela Embrapa, também contou com a presença da empresa associada Cargill.
O presidente do GTPS, Sergio Schuler, e a gerente executiva, Luiza Bruscato, estiveram na reunião da Asbram (Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais). O objetivo foi encontrar os associados da organização, apresentar o GTPS e conversar sobre possíveis sinergias entre as instituições.
A convite da Mesa-redonda Global de Carne Bovina Sustentável, o presidente do GTPS, Sergio Schuler, participou de congresso da Associação Argentina de Produtores de Plantio Direto. O evento reuniu cerca de 5 mil produtores rurais argentinos e abordou temas como sistemas integrados, saúde do solo, biotecnologia, bioeconomia, novas possibilidades para o aumento da lucratividade, entre outros.
A gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato, discutiu dados de sustentabilidade na pecuária em mesa redonda no evento de lançamento do 6º Benchmarking Confinamento Probeef® 2021, realizado em Ribeirão Preto. Ela também assina o prefácio da publicação organizada pela empresa associada Nutron/Cargill.
O GTPS e seus associados compareceram em peso no Fórum Metano na Pecuária, realizado em São Paulo/SP pelas empresas associadas JBS e Silvateam, com patrocínio da DSM. O evento levou os maiores especialistas do mundo para debater desafios, metodologias e soluções para a redução das emissões de metano do gado.