GUIA

GUIA 2017-08-09T11:52:02+00:00
DEVOLUTIVAS DAS DUAS CONSULTAS PÚBLICAS
DO GUIA DE INDICADORES DE PECUÁRIA SUSTENTÁVEL:
GUIA DE INDICADORES DE PECUÁRIA SUSTENTÁVEL:
  • Clique aqui e veja o documento na íntegra.

PERGUNTAS FREQUENTES

O objetivo do material é encorajar todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina a usarem os indicadores como uma ferramenta de busca da sustentabilidade. Para o GTPS, sustentabilidade é um processo de melhoria contínua.

O documento foi construído para ser uma ferramenta de auto avaliação, contemplando uma abordagem gradual com diferentes estágios de desempenho, aplicável a todos os elos.

Princípios são os níveis de intenção do documento, muitas vezes sob a forma de declarações fundamentais dos resultados desejados.

Critérios detalham as condições que precisam ser atendidas para o cumprimento de um princípio.

Indicadores são parâmetros quantitativos ou qualitativos, que podem ser avaliados com relação aos critérios. No GIPS, os indicadores estão organizados segundo estágios cumulativos de desempenho e os critérios descrevem o nível mais alto da escala de desempenho.

O GIPS é fruto do consenso dos associados do GTPS, que representam todos os elos da cadeia produtiva da pecuária.

A todos os representantes da cadeia da pecuária bovina que pretendem usar estes indicadores como uma ferramenta de busca da sustentabilidade.

A intenção deste Guia é ser inclusivo. Desde os que acabam de iniciar a jornada da sustentabilidade até os que já buscam demonstrar resultados alcançados.

Não é objetivo do GTPS estabelecer uma certificação ou um nível mínimo de desempenho, mas sim incluir cada vez mais integrantes da cadeia de valor da pecuária bovina e criar instrumentos que os ajudem a evoluir sempre. O GTPS não verificará, endossará, certificará, ou emitirá qualquer parecer ou selo aos usuários do GIPS, tampouco autorizará qualquer usuário a emitir declarações ou utilizar a logomarca do GTPS, visando demonstrar o atendimento ao GIPS. Cabe a cada usuário avaliar se seu próprio desempenho ou o desempenho dos integrantes de sua cadeia de valor é adequado ou não.

Sim. O Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável contém Princípios, Critérios e Indicadores com até cinco níveis de desempenho.