GTPS realiza workshop sobre REDD+

GTPS realiza workshop sobre REDD+

Evento será realizado no próximo dia 10 de junho, no auditório do Banco do Brasil, em São Paulo, e contará com a presença de importantes nomes da cadeia de valor da pecuária brasileira

Com o objetivo de apresentar e debater o panorama, casos e sugestões sobre o tema Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), a Comissão de Incentivos Econômicos e Financeiros (CIEF) do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) promove no próximo dia 10 de junho, a partir das 8h30, o Workshop REDD+ – Ferramenta para uma Pecuária Sustentável.  O evento é gratuito e será realizado no auditório do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, 2300, 3º andar, em São Paulo.

O presidente do GTPS, Eduardo Bastos, explica que o evento contará com a presença de especialistas renomados na cadeia de valor da pecuária brasileira. Bastos ressalta ainda a importância do Workshop REDD+. “Os participantes terão conhecimento sobre o panorama do REDD+ no Brasil e quais os impactos dele para a sociedade em quatro painéis que debaterão sobre o tema. Disseminar e compartilhar as práticas sustentáveis na pecuária brasileira é nossa missão, e promover esse debate só enriquece cada vez mais a pecuária brasileira”, explica.

Inscrições, que estão limitadas, podem ser realizadas pelo e-mail secretariado@pecuariasustentavel.net.

Sobre REDD+

O REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) é um conjunto de incentivos econômicos, com o fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal. O conceito parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal. A 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-13) incluiu na sua definição também atividades de conservação, manejo sustentável das florestas e aumento de seus estoques em países em desenvolvimento. Estes componentes deram origem ao REDD+ ou REDD plus. Durante o workshop a CIEF quer discutir como fazer desses incentivos econômicos uma ferramenta para a transição da pecuária para um patamar mais sustentável. Essa discussão está diretamente ligada ao princípio da Melhoria Contínua preconizado pelo GTPS.

 Programação:

08h30 – Abertura

09h00 – Painel 1: Histórico e Panorama do REDD+ no Brasil

Apresentações:
– Mariano Cenamo – IDESAM
– Marina Piatto – IMAFLORA

Debate

11h00 – Painel 2: Arcabouço Legal Necessário

Apresentações:
– Laurent Micol – ICV
– Eduardo Assad – FGV e Embrapa

Debate

12h30 – Almoço

14h00 – Painel 3: Cases e Lições aprendidas

Apresentações:
– Márcio Rangel – IIS
– Mariama Vendramini – Biofílica
– Rodrigo Freire – TNC

16h00 – Painel 4: Discussões e Encaminhamentos

Debatedores:
– André Bartocci – Produtor rural
– Christopher Wells – Santander
– Daniela Teston – JBS
– Francisco Beduschi – Coordenador CIEF
– Maurício Moura Costa – BVRio
– Tatiana Trevisan – Walmart

By | 2017-08-31T16:37:40+00:00 maio 22nd, 2015|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment