Eventos sobre sustentabilidade nas cadeias produtivas da carne bovina e da soja

Eventos sobre sustentabilidade nas cadeias produtivas da carne bovina e da soja

Entre os dias 08 e 12 de abril acontecerão em Campo Grande-MS vários eventos tratando da sustentabilidade das cadeias produtivas da carne bovina e da soja nas relações comerciais entre América Latina e Europa, promovidos pela Embrapa, Famasul, Universidade Federal de Viçosa e Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável-GTPS. os principais temas são:

10/04/2013 – “Simpósio internacional sobre iniciativas de sustentabilidade e tendências na Europa e na América Latina: identificação e promoção de sinergias”

11/04/2013 – Workshop: “Clusters para exportação sustentável nas cadeias produtivas da carne bovina e soja”

12/04/2013 – Workshop: “Propostas de plataforma integrada para análises de sustentabilidade nas cadeias produtivas da carne bovina e soja na América Latina”,

Enfatizamos que a participação de representantes de todos os setores dessas cadeias produtivas nesses eventos é muito importante, por permitir a todos os parceiros diretamente e indiretamente envolvidos na condução do projeto, conhecerem detalhes e integrarem iniciativas de sucesso que envolvam desde o produtor rural até o consumidor final, bem como discutir as perspectivas e tendências, na Europa e América Latina para essas cadeias produtivas.

Sobre os eventos

Esses eventos estão sendo organizados no escopo de um projeto custeado pela União Europeia, coordenado pela Universidade de Bologna na Itália, envolvendo 12 instituições de 10 países europeus e latino-americanos, entre as quais a Embrapa e Universidade Federal de Viçosa.

Já foi realizado um evento em Roterdã, em janeiro de 2013, que reuniu mais de 20 participantes de empresas e instituições brasileiras e europeias, para partilhar informações e demandas recíprocas. Os eventos em Campo Grande-MS são uma continuidade desse trabalho para promover o intercâmbio de informações e estruturar o trabalho das instituições e empresas parceiras.

Os eventos contarão com tradução simultânea inglês-português/português inglês e acontecerão no Auditório da FAMASUL, Rua Marcino dos Santos, 401 – Chácara Cachoeira, Campo Grande – MS, com início às 08h30 e encerramento às 18h.

O evento do dia 10/04/2013 “Simpósio internacional sobre iniciativas de sustentabilidade e tendências na Europa e na América Latina: identificação e promoção de sinergias” é aberto a todos os interessados e as inscrições são gratuitas, assim como as visitas técnicas. As inscrições podem ser feitas preferencialmente por e-mail, no endereço: inscricoes@pecuariasustentavel.net ou diretamente no local, no dia do evento.

A participação nos eventos dos outros dias demanda convite específico.

Sobre o projeto

O projeto, que tem o acrônimo de PROJETO SALSA, tem por título: “Knowledge-based Sustainable vAlue-added food chains: innovative tooLs for monitoring ethical, environmental and Socio-economical impActs and implementing Eu-Latin America shared strategies” que em português seria: “Cadeias de alimentos com valor agregado através do conhecimento: ferramentas inovadoras para monitoramento ético, ambiental e dos impactos socioeconômicos para implementação de estratégias compartilhadas entre UE e América Latina”.

O objetivo do projeto é aumentar a sustentabilidade nas cadeias de carne bovina e soja, focando o fluxo de produtos entre a América Latina e Europa. Mais detalhes podem ser encontrados na página: http://www.salsaproject.eu/index.php?lingua=ipa

Ações concretas

Além de resultados de percepção de diversos elementos das cadeias produtivas sobre a sustentabilidade das mesmas e de resultados preliminares de trabalhos científicos, o projeto já está cumprindo seu papel de disponibilizar ferramentas inovadoras e facilitar o contato de empresas brasileiras e europeias interessadas no comércio de produtos de valor ambiental e socioeconômico agregados, visando a sustentabilidade. Um dos resultados práticos do projeto será disponibilização de uma plataforma web para fornecimento de informações, treinamento, análise, monitoramento (auditoria) e recomendações que permitam concretizar os objetivos do projeto em decisões para as cadeias de produção da carne bovina e soja.

By | 2017-09-01T12:27:11+00:00 abril 2nd, 2013|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment