Ao Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, meu muito obrigado!

Ao Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, meu muito obrigado!

Quando a Famasul associou-se ao Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) em 2011, com o propósito de contribuir no desenvolvimento da pecuária sustentável brasileira, como produtor rural, sabia que se tratava de um grande desafio. Porém, sempre acreditei que era o caminho mais sábio para alcançarmos nossos objetivos.

O termo sustentabilidade por muito tempo carregou uma conotação totalmente ambientalista. Sabíamos que faltava algo e o GTPS tem sido fundamental para disseminar a importância do tripé: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo – uma tarefa árdua que necessita a colaboração de todos os elos cadeia de valor da Pecuária .

Em 2015, então representando o Sistema Famasul, tive o privilégio de ser convidado para fazer parte da comissão executiva pelo Fernando Sampaio, na época representante da indústria (Abiec), que passou a ocupar a cadeira de presidente do GTPS. E como vice-presidente, Francisco Beduschi, representando a sociedade civil (ICV). Depois de um ano de muito trabalho, tivemos a surpresa da saída do Fernando e me tornei vice-presidente – mandato que foi de novo muito dinâmico. Após mais um ano, com a saída do Francisco, assumi a presidência do grupo.

Entre todos os projetos que nos envolvemos, destaco o Manual de Práticas para Pecuária Sustentável e o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), ferramentas que acredito serem fundamentais para a inserção, cada vez maior, de todos os elos da cadeia de valor, inclusive os produtores rurais.

O modelo de governança do GTPS foi tão bem sucedido que inspirou outras iniciativas, como a Mesa Redonda Global (GRSB), Norte-Americana, Australiana, Canadense, Colombiana, Paraguaia e Argentina.

Por todas as nossas conquistas no GTPS, agradeço aos meus amigos de Comissão Executiva (Fernando Sampaio, Francisco Beduschi, Karla Camargo, Sheila Guebara, Thais Fontes) e Secretariado (Abdias Machado, Rodrigo Louzas, Verediana Garbeiro, Jaqueline Silva, Beatriz Domeniconi) e à todos os Associados pela grande contribuição no fortalecimento do Grupo.

Foram grandes desafios , discussões que pareciam intermináveis , mas que resultaram numa agenda positiva para a Pecuária Brasileira .

Obrigado,
Ruy Fachini Filho.

By | 2018-06-29T11:29:04+00:00 junho 29th, 2018|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment